Chat GPT: quais as vantagens para quem gere um e-commerce?

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O que é Chat GPT

A inteligência artificial (IA) continua a dar que falar. Uma das últimas novidades nesta área foi o lançamento do Chat GPT, um sistema de chat por IA que já conta com mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Esta nova ferramenta promete grandes mudanças no mundo digital. Amado por uns e temido por outros, o Chat GPT abriu um novo mundo de potencialidades a quem trabalha online, razão pela qual importa perceber as suas vantagens e limitações. Se gere uma loja online, descubra como pode ser utilizado para fazer crescer o seu negócio.

O que é Chat GPT?

O Chat GPT é um sistema de chat que funciona através de inteligência artificial. Nasceu no final de 2022 pelas mãos da OpenAI, empresa sediada em São Francisco, que conta na lista de fundadores com Sam Altman, atual CEO, Peter Thiel, cofundador do PayPal, e Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn. Também Elon Musk fez parte da lista de fundadores, mas já não integra a empresa.

Chat GPT é sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” (em português “transformador generativo pré-treinado”). Qualquer pessoa pode interagir com este chatbot, fazer perguntas, conversar e a partir daí extrair conteúdo ou até código para os mais diversos fins. A criação desta ferramenta de AI é baseada num grande banco de dados extraídos a partir da internet e também num algoritmo de aprendizagem (machine learning).

Essencialmente, o algoritmo do Chat GPT está habilitado a gerar textos a partir desse grande banco de dados que lhe foi fornecido, e consegue adaptar a linguagem consoante o contexto. Além disso, este algoritmo pode ser integrado em plataformas de outras empresas através de uma API. Qualquer pessoa (ou negócio) pode assim aceder a esta ferramenta com um simples registo gratuito. Contudo, existe já uma versão paga, que dá acesso prioritário a respostas mais rápidas e a mais recursos.

Para que serve o Chat GPT?

O Chat GPT pode ser utilizado em diversas áreas, sendo que os principais benefícios para quem gere uma loja online são a criação de conteúdo e código. Eis as principais vantagens:

  • O Chat GPT consegue produzir textos coerentes, e gramaticalmente. Num e-commerce, por exemplo, isto pode trazer grandes benefícios para quem faz copywriting;
  • É possível fazer traduções de textos inteiros e conversar no idioma que o utilizador escolher. Para um e-commerce, esta pode ser uma vantagem no desenvolvimento de um chatbot na loja online e assim melhorar a experiência do utilizador, para criar mensagens automáticas para as redes sociais, entre outros benefícios;
  • Pode ajudar à criatividade, contribuindo com conteúdo para a descrição de produtos ou com ideias de textos para as redes sociais ou outros canais de marketing;
  • Pode ajudar os negócios de e-commerce a gerar personas, através da análise de feedbacks, e interações com o cliente de forma a obter informações sobre as suas preferências;
  • As potencialidades do Chat GPT vão muito além da criação de conteúdo. Esta ferramenta é também capaz de gerar código de programação em diferentes linguagens, o que pode ser uma grande vantagem para quem gere um ecommerce.

No fundo, o Chat GPT pode ser um auxiliar importante na criação e desenvolvimento de conteúdos ou código para os negócios.

Quais as limitações do Chat GPT?

Tal como qualquer ferramenta gerada pelo ser humano, existem algumas limitações ao Chat GPT, sendo a principal o facto de a sua grande “biblioteca de aprendizagem” só conter informação até final de 2021 – pelo menos para já.

Quer isto dizer que há um “gap” de 2 anos de informação à qual o Chat GPT não tem ainda acesso. Assim, sempre que pedir algum conteúdo a este chatbot tenha esta limitação em conta. Além disso, é preciso ter cautela na utilização do conteúdo gerado pela ferramenta. Algumas experiências feitas resultaram na produção de conteúdos imprecisos, ou mesmo incorretos no que toca a datas, factos ou números.

Outra das suas limitações é o facto de haver alturas do dia em que a plataforma se mostra congestionada, exceto se tiver a versão premium. Por fim, é importante relembrar que o Chat GPT não é um motor de pesquisa, razão pela qual não é capaz de extrair referências bibliográficas. Pelo contrário, esta ferramenta utiliza as informações que encontra para criar conteúdo novo.

Que cuidados ter com o Chat GPT?

Desta forma, é preciso ter alguns cuidados ao utilizar o Chat GPT, de forma a garantir que está a fazer o melhor uso possível desta plataforma.

O principal é verificar sempre a informação fornecida e não tomar o Chat GPT como única fonte de informação. Este chat de IA não é infalível e pode transmitir informação imprecisa. Além disso, não se esqueça de que o banco de dados desta ferramenta só vai até final de 2021, pelo que grande parte da informação veiculada pode já estar desatualizada. É, também, importante ter presente que estamos perante uma máquina que está sujeita a falhas e não tem compreensão sobre aspetos éticos e morais.

Como usar o Chat GPT de forma prática?

O Chat GPT foi desenvolvido em inglês, mas hoje já entende diversos idiomas. Assim, se quiser iniciar uma pesquisa em português, basta fazer uma pergunta no mesmo idioma utilizando linguagem normal, como se estivesse a falar com outra pessoa.

Apesar de o Chat GPT ter uma grande capacidade de compreensão, é importante ser preciso e saber exatamente o que pedir ao software. Por exemplo, pode colocar questões (ou comandos) específicas como:

  • Cria uma descrição para o produto X
  • Cria um texto a explicar as vantagens do serviço Y a um novo cliente
  • Cria uma fórmula de excel para extrair um URL a partir de um texto
  • Gera uma publicação para o Linkedin sobre a empresa Z
  • Produz um código em JavaScript para exportar um documento
  • Como aumentar as vendas do meu ecommerce?

Em suma, o Chat GPT criou um mundo de possibilidades para os negócios online, mas é preciso utilizar esta ferramenta com cautela, tendo especial atenção à veracidade da informação produzida.

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