Existem 2,14 biliões de consumidores online e uma das grandes vantagens de ter o seu negócio no mundo digital é que tudo é mensurável. Assim, os KPIs de um e-commerce, ou Indicadores-Chave de Desempenho, são essenciais para acompanhar o sucesso de uma loja online.
Muitos são obtidos de forma automática e permitem ter uma visão 360º sobre o seu negócio. Mas sabe quais são os KPIs mais importantes? Abaixo listamos os 15 que deve ter sempre presentes.
1. Visitas ao website
Este é um dos principais KPIs de um e-commerce, medindo o número de visitantes da sua loja online durante um determinado período. Este indicador permite perceber se o seu website está a gerar tráfego e se as estratégias de angariação de visitantes estão a ter sucesso. A partir daí, pode adaptar a estratégia, apostar nas iniciativas que estejam a ter melhor desempenho, e repensar as que não estão a ter tanta adesão.
2. Taxa de conversão de vendas
Tal como o próprio nome indica, este KPI refere-se à percentagem de vendas que o seu e-commerce gerou num determinado período para o total de visitas que teve. Para medir a taxa de conversão, terá de dividir o número de vendas pelo número de visitantes e multiplicar esse resultado por 100.
Também poderá utilizar esta fórmula para medir a taxa de conversão numa campanha de leads ou o sucesso de qualquer outra etapa do funil de vendas. Este indicador é essencial para perceber que ações podem estar a contribuir para a boa conversão e quais as que não estão a resultar tão bem.
3. Taxa de carrinho abandonado
Esta métrica calcula a taxa de pessoas que estão a adicionar produtos ao carrinho de compras e que por alguma razão não estão a concluir a compra. Medir este KPI é essencial para perceber se algo pode estar a impactar negativamente a experiência do utilizador no momento do checkout.
4. Clientes novos vs. clientes frequentes
Este indicador compara os novos clientes aos que estão a voltar de forma recorrente à sua loja online. É especialmente importante para aferir a eficácia das iniciativas de retenção, indispensável para gerar recomendações e compras recorrentes.
5. Afinidade de produtos
A afinidade do produto permite perceber que produtos costumam ser comprados em conjunto, o que pode ajudar nas suas estratégias de cross-selling. Da mesma forma, também pode aplicar-se aos produtos visualizados em sequência, mais um KPI de e-commerce que pode ajudar a potenciar as vendas cruzadas.
6. Tempo médio no website
Este é o tempo médio que uma pessoa passa no seu website numa única visita. Na teoria, quanto mais tempo os utilizadores passarem dentro do seu website, melhor, já que isso indica que há interesse naquilo que está a tentar vender. Esta taxa é calculada através da divisão da duração de todas as visitas pelo número total de visitas.
7. Taxa de rejeição
Também conhecida como bounce rate, a taxa de rejeição refere-se à quantidade de utilizadores que saíram do seu website depois de visualizarem apenas uma página sem terem interagido com o conteúdo.
Uma taxa alta de rejeição pode indicar que os utilizadores não veem interesse no seu website, e que o motivo que os fez clicar na página não foi satisfeito. Por isso, tenha este KPI de e-commerce em atenção.
8. Origem do tráfego
Esta métrica permite perceber a partir de que canais os utilizadores estão a chegar ao seu website, se por pesquisa orgânica, por anúncios pagos, através das redes sociais, ou email marketing. A partir destes dados consegue perceber quais as principais fontes de aquisição de visitantes e criar estratégias direcionadas para os potenciar.
9. Dispositivo de acesso
Esta métrica irá revelar a partir de que tipo de dispositivos os seus utilizadores estão a aceder à sua loja online, se a partir do smartphone, tablet ou desktop. Hoje, é muito importante ter o seu e-commerce responsivo para que possa adaptar-se aos diferentes dispositivos e oferecer sempre uma boa experiência ao utilizador, independentemente da interface.
10. Custo de aquisição por cliente
O custo de aquisição por cliente mede exatamente quanto custou à sua empresa adquirir um cliente. Para fazer este cálculo basta somar os custos associados à conversão e dividi-los pelo número de clientes adquiridos num dado intervalo temporal. Este indicador ajudará os gestores a fazer melhores projeções financeiras sobre o negócio e, desta forma, a tomar melhores decisões estratégicas.
11. Ticket médio
Já o ticket médio indica quanto os seus clientes gastam em média em compras no seu website. O ideal será ter um ticket médio elevado, pois isto significa que está a ganhar mais por cada compra realizada. Por outro lado, se o seu ticket médio por baixo, é necessário adotar medidas para aumentar o valor de cada compra.
12. Life-time value
O Life-time Value indica o valor médio que cada cliente compra ao longo do tempo que permanece como cliente. Para medir este KPI, multiplique o ticket médio pelo número de compras estimadas de um cliente.
Esta métrica faz mais sentido em negócios que funcionam por assinatura, como por exemplo o aluguer de um software online ou subscrição de telecomunicações.
13. Taxa de abertura de emails
O email marketing é uma das ferramentas mais eficazes para gerar vendas online. Ora, a taxa de abertura de emails irá dizer-lhe que percentagem de pessoas na sua base de contactos abre os seus emails. Se essa percentagem for baixa, poderá ter de testar novas mecânicas nas suas newsletters, como novos assuntos, botões ou imagens.
14. CTR
Da mesma forma, a Click Through Rate (CTR) indica a percentagem de cliques entre o universo de pessoas que de facto abriu o seu email. É a partir do CTR que vai perceber se a sua estratégia de email marketing está a gerar tráfego para a sua loja online ou não.
15. Taxa de interação nas redes sociais
Já para as redes sociais do seu negócio, convém analisar a evolução do número de seguidores e a taxa de interação com as suas publicações. Pode ter muitos seguidores e um baixo envolvimento dos mesmos. Se isto acontecer, está na hora de repensar a sua estratégia nas redes sociais.
Estes são os KPIs de e-commerce mais importantes caso tenha uma loja online. Aposte, também no apoio especializado do OLX Business, uma plataforma focada em ajudar a fazer crescer o seu e-commerce. Fale connosco e saiba como podemos ajudar.