20 nichos de mercado para acompanhar nos próximos anos

Home » 20 nichos de mercado para acompanhar nos próximos anos
Jovem empreendedor a desenvolver uma ideia

Os nichos de mercado são oportunidades de negócio com um retorno de investimento (e risco) acima da média. Têm um público com necessidades mais específicas e que tem dificuldade em encontrar uma oferta que os satisfaça.

A identificação destes nichos de mercado é uma etapa importante na projeção de um novo negócio ou produto. Além de responder a uma procura com pouca oferta, o público que faz parte de um nicho tende a tornar-se mais fiel às marcas que consome.

Estes são 20 nichos de mercado com potencial de crescimento

1. Gaming

Começamos esta lista por uma nomeação polémica – é o gaming ainda um nicho em Portugal? Esta indústria já vale 250 milhões de euros no nosso país e continua em franco crescimento. Mas há uma parte do mercado gaming que ainda nos leva a defini-lo como um nicho em Portugal: lojas inteiramente dedicadas ao gaming e com um modelo de negócio que viva e respire e-sports.

2. Turismo de natureza e de aventura

As cidades, história e cultura terão sempre o seu espaço no turismo nacional. Mas o turismo de natureza e de aventura tem vindo a ganhar espaço no mercado português – principalmente quando o público é o turista nacional. 

No mesmo sentido, desportos radicais como o Canyoning, Kayak e Escalada têm ganho cada vez mais adeptos. A aposta destes negócios nas redes sociais é uma das formas de alavancar este nicho de mercado em Portugal.

3. Coaching

A procura de coachs por particulares e organizações continua a aumentar em Portugal de ano para ano. O coaching é uma forma de desenvolvimento pessoal que visa ajudar uma pessoa a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Este nicho tem um potencial de crescimento nas seguintes áreas em Portugal:

  • Coaching executivo: Dedicado à área empresarial, trabalha no desenvolvimento de competências e mudança comportamental dentro de organizações e empresas;
  • Coaching na saúde: Trabalha a gestão de stress e emoções, higiene do sono, balanço vida trabalho. É a área do coaching que mais se aproxima da psicologia tradicional;
  • Coaching na educação: Trabalha com alunos e professores para melhorar o processo de aprendizagem. Com os professores foca-se também na sua gestão de stress;
  • Coaching desportivo: Acompanhamento de atletas de alta performance de forma a criar um mindset vencedor.

Segundo a Ordem dos Psicólogos em Portugal, o coaching ainda não é uma área regulada e por isso é necessário ter cuidado com os parceiros a que se recorre. Com a regularização ou não desta profissão, o que é certo é que o coaching é um nicho de mercado com muito potencial em Portugal. Principalmente, quando direcionado para empresas ou ambições profissionais.

4. Cursos online – educação à distância

A educação à distância entrou em força no léxico dos portugueses em 2020, fruto do contexto de pandemia. Mas já é há muito uma realidade mundial, com os MOOC – Massive Open Online Courses. 

Com as novas gerações mais digitais e uma maior procura por flexibilidade, os cursos online são ainda um nicho com muito por onde crescer no nosso país. Explicações online, plataformas portuguesas de MOOC, aulas de música, nutrição e fitness são áreas deste nicho com potencial de crescimento.

5. Moda e mobília em segunda mão

São cada vez mais as lojas de roupa e mobília em segunda mão em Portugal. Segundo o Barómetro e-Shopper 2022 da DPD Portugal,  cerca de metade dos consumidores portugueses online compra em segunda mão.

Contudo, este continua a ser um mercado com enorme potencial por explorar. Mais do que um “armazém” de produtos em segunda mão, que apela a clientes à procura de algo mais em conta e mais sustentável, existe potencial de crescimento numa loja a sério.

6. Produtos de tecnologia recondicionados

Os produtos tech recondicionados são um dos nichos de mercado com grande potencial de crescimento. Smartphones, consolas, smartwatches, hardware para computadores, monitores – há muito por onde vender neste nicho e ainda pouca oferta.

A Forall Phones é um bom exemplo do nicho Tech em segunda mão. Hoje uma referência no mercado de vendas de produtos Apple recondicionados, a marca começou no OLX a vender iPhones em segundo mão.

7. Animais de estimação

Na verdade, queríamos utilizar o termo “humanização de animais”, porque afinal esse é o grande money maker deste nicho do mercado. 

Tornar um animal de estimação mais fotogénico ou desenvolver uma ração digna de supermodelo ou atleta de alta performance são chamativos fortes para os donos de animais de estimação. 

As lojas online com entrega em casa, com uma aposta na criação de comunidades digitais, apresentam-se como a parte deste nicho com maior potencial de crescimento.

8. Antiguidades

As antiguidades sempre foram um dos nichos de mercado em Portugal. Com a reciclagem constante de modas, este continua a ter potencial para crescer, sobretudo online. A oferta portuguesa de e-commerce com antiguidades ainda é pouca.

O OLX tem-se revelado como um marketplace de excelência para este nicho de mercado em Portugal.

9. Produtos de cosmética e higiene biológicos

A sustentabilidade e a preocupação com o bem-estar animal está a fazer este nicho crescer em Portugal. Especial destaque para os produtos biológicos de cosmética e higiene artesanais, como sabonetes, champôs ou cremes hidratantes. 

A criação de boutiques artesanais destes produtos, a funcionar como lojas físicas, mas sobretudo online continuarão a crescer em Portugal. A procura que existe deste nicho irá dar lugar a uma oferta cada vez maior.

10. Alimentação biológica e local

A crescente preocupação com a saúde e com a economia circular está a dar aso ao nicho da alimentação biológica e vinda de fontes locais. Ou pelo menos, nacional. 

Podemos dividir este nicho de mercado ainda em nichos mais pequenos. Apesar da nossa rica cultura em vinhos, em Portugal ainda não existe uma oferta relevante de vinhos biológicos. Este é um mercado que tem vindo a crescer, existindo já 4000 hectares em modo de produção biológica em Portugal.

Laticínios, ovos, carne e peixe também têm espaço para crescer dentro deste nicho. Para já, a aposta mais segura e eficiente tem-se revelado na agricultura biológica e comercialização de vegetais, frutas e cereais com esta origem.

11. Veganismo

Os dados mais recentes sobre o número de vegans em Portugal são de 2021 e dão conta de mais de 760 mil veganos no nosso país. As preocupações com o bem-estar animal e a crise climática são razões que levam a adotar este estilo de vida.

“Carnes” de origem vegetal, queijos feitos com caju ou tofu, iogurtes, uma maior variedade de cereais, legumes e até de algas. Há procura por estes produtos, mas ainda pouca oferta.

Este potencial de crescimento não se fica pela oferta de comida nos supermercados ou mercearias. Restaurantes vegan, comida vegan para animais de estimação, cursos de culinária e nutrição vegan podem gerar um bom retorno financeiro.

12. Café

O café é uma das bebidas mais consumidas no nosso país, onde dominam os grandes players do mercado. A criação de pequenas marcas de café, assente em princípios éticos e biológicos, que partilhem com os seus clientes o amor pelo café tem espaço para crescer. 

Para além da comercialização do café, há um merchandising à volta desta bebida revitalizante que pode e deve ser explorada ao mesmo tempo. Os Coffee Lovers portugueses estão à espera disso.

13. Cervejas e sidras artesanais

O nicho das cervejas artesanais tem crescido no nosso país. Já é inclusive possível encontrá-las em grandes superfícies comerciais e o mesmo começa a acontecer com as sidras artesanais. Tanto uma bebida como outra têm um grande potencial de crescimento.

14. Yoga, bem-estar e medicinas alternativas

O yoga tem crescido nos ginásios, com mais aulas e mais alunos. Estúdios dedicados exclusivamente a esta prática já são uma realidade nas grandes cidades portugueses. 

Neste nicho em Portugal há potencial de crescimento para além das aulas de Yoga. Aqui entram a meditação (e cursos de mindfulness) e a suplementação ou alimentos tidos como “holísticos”. O equipamento e as roupas de yoga também se apresentam como uma boa oportunidade de investimento.

À semelhança do yoga, as medicinas alternativas e os ervários também têm potencial de crescimento em Portugal.

15. Jardinagem e agricultura

À urbanização, parte da população tem respondido com jardinagem e agricultura, seja nas varandas dos apartamentos, seja em hortas comunitárias. Já os Millennials adoram preencher a casa com plantas de interiores, dando origem a conceitos como o Home Jungle. 

Assim, a jardinagem e agricultura têm espaço para crescer nas cidades portuguesas, com o desenvolvimento de produtos e técnicas desenhados para a realidade urbana.

Neste nicho, há ainda a mencionar o Interior do país. Esta parte mais desertificada de Portugal, tem sido aposta de estrangeiros para viverem um estilo de vida mais calmo e saudável, sustentado na sua agricultura. Aqui também pode surgir uma oportunidade para o mercado imobiliário português.

16. Mobilidade elétrica

Mais do que uma moda, esta é uma realidade que está a revolucionar as formas de nos movimentarmos diariamente, com o foco na sustentabilidade. Só em 2022, venderam-se mais de 36 200 veículos elétricos novos em Portugal, segundo a Associação Automóvel de Portugal, razão mais do que suficiente para começar a ver a mobilidade elétrica como uma oportunidade de negócio.

O fabrico de baterias, a massificação dos postos de carregamento, ou o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a manutenção destes veículos são algumas das oportunidades que podem dar que falar.

17. Gestão de alojamento local

Portugal continua a ser um destino turístico apetecível e as receitas do alojamento local mais do que duplicaram em 2022, superando os cinco mil milhões de euros.

Gerir um alojamento local pressupõe tempo e dedicação e as empresas que fazem esta gestão continuam a ser um nicho interessante para apostar. Entre as áreas com maior potencial de rentabilidade destacam-se as que estão mais longe dos centros urbanos de Lisboa e Porto.

18. Impressão 3D

Uma impressora 3D é um investimento de custo relativamente baixo para o potencial que tem. Qualquer pessoa com um destes equipamentos pode criar e desenvolver produtos personalizados, como brindes, que podem depois ser vendidos em lojas físicas, mas principalmente online, como no OLX.

 

19. Produção de eventos

A organização de eventos foi uma das indústrias que mais sofreu com a pandemia, mas se há altura para apostar neste nicho é agora. Casamentos, batizados, eventos corporativos, festas temáticas ou aniversários – os eventos estão de volta, e em força.

20. Serviços para idosos

Portugal é um dos países mais envelhecidos na Europa e é preciso olhar para esta realidade não só como uma oportunidade de negócio, mas também como uma hipótese de ajudar as pessoas. As ideias que surjam neste setor podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das populações mais seniores.

Além do mercado das viagens, há cada vez mais procura por soluções tecnológicas para o cuidado geriátrico, terapias alternativas, consultoria e requalificação de competências.

Se precisar de um canal direto para chegar a milhares de pessoas todos os dias, crie um perfil hoje no OLX Business.