Mobilidade elétrica: o seu negócio está preparado?

Home » Mobilidade elétrica: o seu negócio está preparado?
transição mobilidade elétrica

Muito se tem falado sobre mobilidade elétrica, esta nova forma de viver no mundo urbanizado (e não só) e que torna urgente encontrar soluções inteligentes de locomoção. Apostar na mobilidade elétrica é garantir um futuro mais sustentável para as novas gerações e também para os negócios que querem adaptar-se a esta nova realidade, tornando-se mais eficientes e ecologicamente responsáveis. Mas será que a sua empresa está preparada para adotar esta nova forma de mobilidade?

O que é a mobilidade elétrica?

Resumidamente, mobilidade elétrica é o termo que se refere ao uso de energia elétrica para a movimentação de meios de transporte, substituindo assim os combustíveis fósseis. Falamos de carros, autocarros, motos, bicicletas ou trotinetes.

Neste caso, os veículos operam apenas com recurso à eletricidade, armazenada em baterias. A sustentabilidade e o facto de a manutenção ser mais fácil faz com que a procura por estes veículos tenha aumentado ao longo dos anos, razão pela qual cada vez há mais pontos de carregamento elétrico públicos disponíveis por todo o país. Só em 2022, venderam-se mais de 36 mil veículos elétricos novos em Portugal, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Para as empresas, apostar na mobilidade elétrica pode ser uma solução para reduzir custos em combustíveis e na gestão de frotas. É também uma forma de adotar uma posição de maior responsabilidade perante o meio ambiente e a redução da pegada ambiental.

Porque é importante a mobilidade elétrica?

Dos custos à questão ambiental, estas são as razões pelas quais se torna importante aderir à mobilidade elétrica.

1. Sustentabilidade

A mobilidade elétrica contribui para a sustentabilidade, uma vez que ajuda a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. Especialmente no mundo empresarial, esta é uma premissa importante pois posiciona a empresa como ambientalmente responsável e focada em novas formas de reduzir a sua pegada ambiental.

2. Menos custos de manutenção

Os custos de manutenção de veículos elétricos são menores comparando com os carros a combustão, uma vez que os elétricos têm muito menos componentes mecânicas. A título de exemplo, um motor elétrico tem cerca de 50 peças, enquanto um veículo a gasolina ou a gasóleo pode ter até 350 componentes diferentes.

3. Benefícios fiscais

Apesar do preço elevado destes veículos, existem alguns benefícios fiscais na sua aquisição, sobretudo para as empresas, nomeadamente:

  • Isenção do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV);
  • Isenção do Imposto Único de Circulação (IUC);
  • Incentivos para a compra de carros ligeiros de mercadorias 100% elétricos no valor de 6.000 euros;
  • Dedução do IVA da aquisição de veículos 100% elétricos, com valor inferior a 62.500 euros;
  • Dedução do IVA das despesas com as viaturas elétricas e respetivos consumos energéticos;
  • Depreciações do custo de aquisição ou do valor de reavaliação são aceites como gastos dedutíveis para veículos até 62.500 euros.

Além disso, existem outros apoios à mobilidade elétrica. Por exemplo, várias autarquias disponibilizam estacionamento gratuito para veículos elétricos.

A massificação da mobilidade elétrica está em curso e esta é uma boa altura para as empresas pensarem em frotas mais sustentáveis.

Como saber se está na hora de mudar para uma frota elétrica?

Estes são os dois fatores essenciais que deve ter em conta na hora de fazer esta avaliação.

Pontos de carregamento disponíveis

Em primeiro lugar, tenha em conta a sua zona de atuação e se encontra pontos de carregamento públicos entre a sede da empresa e os locais para onde os seus trabalhadores terão de se deslocar. No caso de ter uma frota grande, pode ponderar instalar estações de carregamento nas instalações da empresa para facilitar este processo.

Custos

Antes de optar por transitar para uma frota elétrica faça contas ao combustível, ao número de quilómetros percorrido anualmente, aos impostos, custos de manutenção e ao tipo de deslocações. A estimativa é de que 100 quilómetros percorridos custam 1,5 euros à sua empresa com um veículo elétrico. Some e compare. Se efetivamente o custo anual de um carro elétrico for menor à solução que tem atualmente e se recuperar o investimento num prazo inferior a 5 anos, é porque provavelmente está na hora de mudar.

Quando fazer a transição para a mobilidade elétrica?

A resposta é: o mais cedo quanto for possível. Se, analisando todos os prós e contras, perceber que está na altura de mudar, não perca tempo, até porque os incentivos para aquisição dos veículos elétricos não irão durar para sempre.

Adotar a mobilidade elétrica é mais um passo para ter um negócio sustentável. Conte, ainda, com parceiros que ajudem a sua empresa a crescer sem burocracias. Através do OLX Business conseguirá expor os seus produtos no maior marketplace online do país. Contacte-nos e saiba como podemos ajudar.