Que tipos de empreendedorismo existem?

Home » Que tipos de empreendedorismo existem?
Que tipos de empreendedorismo existem

Novas oportunidades, uma grande ideia, ou simplesmente um sonho. Todas as razões são boas para se lançar no mundo do empreendedorismo. Só em Portugal, foram criadas mais de 48 mil empresas em 2022, sinal da vitalidade do tecido empresarial e de que criar um negócio ou trabalhar por conta própria são caminhos mais do que válidos. Saiba tudo sobre o que é o empreendedorismo, que tipos existem e como saber se está na hora de arriscar.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar um problema e encontrar uma solução para o resolver, através da criação de um produto ou serviço que agregue valor para a sociedade.

O termo foi inicialmente utilizado pelo austríaco Joseph Alois Shumpeter, em 1942 no livro Capitalismo, Socialismo e Democracia. Nesta obra, o economista explica o empreendedorismo como uma resposta a uma necessidade do consumidor que é percebida e atendida pelo empreendedor. Hoje, empreender é um termo generalizado no mundo empresarial, nomeadamente para a criação de empresas e novos produtos.

Que tipos de empreendedorismo existem?

Ao longo dos anos foram surgindo várias formas de empreendedorismo. Conheça as principais.

Empreendedorismo individual

Como o próprio nome indica, o empreendedorismo individual refere-se a pessoas que criam o seu negócio do zero, sem sócios, podendo ter uma empresa em nome individual ou ter atividade aberta para realizar o seu trabalho.

Empreendedorismo corporativo

Também conhecido como intra-empreendedorismo, o empreendedorismo corporativo é o que acontece dentro das próprias empresas, dando espaço aos seus colaboradores para criarem soluções de negócios. Este tipo de empreendedorismo potência a criação de projetos inovadores que complementem as soluções dentro de uma organização.

Empreendedorismo social

Já o empreendedorismo social tem como objetivo o desenvolvimento de soluções inovadoras em prol da sociedade. Geralmente, estes projetos tendem a surgir dentro de uma comunidade, tendo por isso uma forte vertente de desenvolvimento local. Aqui, o objetivo principal não é a obtenção de lucro, embora isso não queira dizer que estas empesas não possam ser rentáveis.

Empreendedorismo familiar

O empreendedorismo familiar refere-se à criação e gestão de empresas familiares. Normalmente, estes negócios passam de geração em geração, perpetuando o ciclo familiar. Ford, BMW, Aldi ou Walmart são alguns exemplos.

Empreendedorismo de startups

No empreendedorismo de startups, a inovação está no centro da criação de novos negócios. Este surge quando o empreendedor percebe que existe uma necessidade que ainda não existe no mercado e tenta colmatá-la. Há muitos exemplos deste tipo de empreendedorismo que têm vindo a ganhar tração nos últimos anos. Mas não se iluda: a taxa de insucesso das startups é grande e mais de 95% falham.

Empreendedorismo digital

Este tipo de empreendedorismo diz respeito aos negócios criados para o mundo digital. São empresas que nascem digitais e cuja grande maioria dos processos vive online. O baixo investimento, custos reduzidos e facilidade de gestão são algumas vantagens do empreendedorismo digital.

Empreendedorismo feminino

Este é um movimento de negócios pensados e desenvolvidos por mulheres e com liderança igualmente feminina. O empreendedorismo feminino tem contribuído para o empoderamento das mulheres, quebrando barreiras e estereótipos ligados à liderança masculina no mundo empresarial.

Empreendedorismo verde

Já o empreendedorismo verde tem como missão encontrar boas práticas e solucionar questões que promovam a sustentabilidade ambiental. Soluções de mobilidade sustentável, energias verdes, novas soluções alimentares ou negócios de venda de roupa em segunda mão são alguns exemplos de sustentabilidade.

Quais os sinais de que está na hora de se tornar empreendedor?

O empreendedorismo não é para todos, mas há formas de perceber se está ou não na hora de se tornar num empreendedor. Esteja atento a estes sinais:

  • Se gosta de inovar;
  • Já não sente entusiasmo no seu trabalho atual;
  • Identificou uma necessidade no mercado e sabe como desenvolver a solução;
  • Sente que pode oferecer um produto diferenciador e melhor do que aqueles que se encontram disponíveis no mercado;
  • Gosta de liderar projetos e quer ter um projeto só seu.

Se todas as questões já lhe passaram pela cabeça está na hora de deixar o seu trabalho atual e seguir o seu caminho.

Seja individual, digital, social, ou verde, o empreendedorismo é a forma mais orgânica de o mundo evoluir e encontrar soluções para o dia-a-dia das pessoas. Mas não basta ter uma ideia, é preciso contar com os parceiros certos. No OLX Business encontra tudo o que precisa para escalar o seu negócio no maior marketplace do país. Comece já a vender no OLX.