Internacionalização: guia prático

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Depois de estabelecer o seu negócio no mercado nacional, a internacionalização aparece, muitas vezes, como uma solução óbvia de expansão. Contudo, há vários fatores que deve ter em conta para expandir com sucesso, especialmente se tem uma pequena empresa.

Que vantagens tenho ao internacionalizar?

Internacionalizar pode trazer vários benefícios. Aqui ficam algumas das vantagens:

  • Escalar o seu negócio de forma mais rápida;
  • Ganhar novos mercados;
  • Aumentar lucros;
  • Oportunidade de criar uma marca global;
  • Modernizar a empresa;
  • Diluição dos riscos associados ao negócio.

7 passos essenciais para a internalização

Se sente que a sua empresa está pronta para dar o salto, há sete passos essenciais que deve seguir rumo à internacionalização da sua empresa.

1. Pergunte-se: porquê internacionalizar?

A primeira coisa que deve fazer é perceber se a sua empresa está pronta para internacionalizar e porque deve fazê-lo. Para isso, deve responder a algumas perguntas nesta fase, tais como:

  • Porque quero internacionalizar o meu negócio?
  • O meu produto é escalável?
  • Existe necessidade deste produto noutros mercados?
  • Em que pontos me diferencio da concorrência?
  • Como posso financiar o projeto de internacionalização?

Ao encontrar as respostas a estas questões vai conseguir perceber se a sua empresa está no bom caminho para a expansão internacional ou não.

2. Estude o mercado de destino

Em segundo lugar, deve definir qual ou quais os mercados que vai abordar externamente e estudá-los. Analise a economia desses países, a cultura, as tradições, e as tendências de consumo.

Entre em contacto com empresas portuguesas que possam já estar nesses mercados, ou mesmo com empresas e câmaras de comércio locais. Desta forma, fará uma primeira abordagem mais informada e certeira.

3. Defina a forma de abordagem ao mercado

Internacionalizar não significa apenas exportar. Assim, é importante definir qual a estratégia de internacionalização pela qual vai optar. Deixamos-lhe as principais estratégias que deve ponderar.

  • Exportação: Como referimos acima, a estratégia mais conhecida para internacionalizar é através da exportação de mercadorias. Esta pode ser feita de forma direta ou através de um intermediário local.
  • Criar uma subsidiária: Abrir uma subsidiária no mercado que pretende abordar pode ser uma vantagem se deseja controlar todo o processo de negócio. Contudo, esta é uma opção mais dispendiosa e que, dependendo do mercado, pode acarretar riscos maiores.
  • Aquisição de uma empresa: Uma forma mais segura de internacionalizar é identificando uma empresa no exterior e adquirindo-a, de forma total ou parcial. Assim, contará com todo o know how sobre o mercado das pessoas que já lá trabalhavam.
  • Encontrar um parceiro local: Outra forma de expandir a sua empresa é encontrando um parceiro local a quem poderá ceder a licença de exploração do seu negócio naquele país. Esta é uma opção com menos custos associados e ideal para mercados para onde pode ser mais arriscado internacionalizar.
  • Joint ventures: As joint ventures representam negócios em que duas empresas se juntam para abordar um determinado mercado. Uma opção interessante caso opte por um parceiro que já conheça o mercado local, ajudando, mais uma vez, a minimizar os riscos da expansão.

Ao perceber as diferenças entre estas abordagens e conhecendo os mercados em que quer estar, conseguirá delinear a melhor estratégia para a internacionalização da sua empresa.

4. Escolha os parceiros logísticos certos

Para internacionalizar, é importante encontrar os parceiros de logística mais indicados. Há vários serviços de logística, da gestão de stocks aos envios internacionais, que deve ter em conta dependendo do tipo de negócio. Não se esqueça de listar tudo o que precisa para depois escolher o parceiro mais indicado para esta expansão.

5. Conheça o mercado e adapte-se

Contar com parceiros locais é importante, mas conhecer o mercado, indo ao local e falando com as pessoas, é essencial para que a estratégia de internacionalização seja bem-sucedida. Nem todo os mercados são iguais e indo ao terreno conseguirá perceber como realmente funciona, o que está e o que não está a funcionar tão bem. Assim, poderá adaptar melhor a sua oferta ao mercado em causa.

Exemplo disso é a Sumol+Compal, que em Moçambique rapidamente percebeu que teria de adaptar o seu produto se queria concorrer no mercado local. Primeiro, assumindo que a entrada no mercado seria apenas sob a marca Compal Moçambique e, depois, adaptando o seu produto com a introdução de frutas locais, como o caju ou a manga.

6. Defina a estratégia de comunicação

Não menos importante é definir a forma como vai comunicar com este novo mercado. Depois de saber se vai entrar com marca própria, se vai abrir ou adquirir uma nova empresa, pode agora definir a sua estratégia de comunicação.

A forma como decidir comunicar irá determinar em grande parte o sucesso ou falhanço da internacionalização.  A título de exemplo, a portuguesa Casa Mendes Gonçalves, empresa de vinagres, molhos e temperos da Golegã, escolheu a sua marca Paladin para internacionalizar para dezenas de países, entre eles Marrocos, Argélia, Arábia Saudita, Angola e Líbia. Também a Delta decidiu recentemente uniformizar a marca Grupo Delta Cafés, a nível nacional e internacional, estando já presente em mais de 35 países.

7. Esteja atento aos desafios

Internacionalizar não é um processo fácil. Por isso, esteja atento aos desafios que possam surgir para responder em conformidade. Tenha em mente que este é um processo dispendioso e que pode levar tempo até ser rentável.

Pelo caminho, tente sempre manter uma abordagem realista para não ver as suas expectativas defraudadas e adapte o seu plano face às dificuldades. Nada acontece como está escrito no papel: flexibilidade é palavra de ordem.

Se sente que a sua empresa está pronta para apostar na internacionalização, siga este guia prático para criar uma estratégia inteligente e eficaz. E não se esqueça que pode sempre contar com o OLX Business para fazer chegar o seu negócio mais longe.

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