Publicidade online: guia prático

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guia de publicidade online

Se tem um negócio, seja físico ou digital, a publicidade online deve estar no seu radar para alcançar potenciais clientes e expandir a sua operação. Mas, afinal, o que significa este conceito e quais as suas vantagens? Descubra como fazer boas campanhas de publicidade online.

O que é a publicidade online?

A publicidade online é uma estratégia de marketing que envolve o uso da Internet como um meio para obter tráfego no site e chegar ao público-alvo. Envolve, por exemplo, a em páginas de resultados de motores de busca, anúncios em redes sociais, e-mail marketing, anúncios classificados ou pop-ups num site. Pode ainda ser promovida em sites parceiros que disponibilizam o seu espaço para marketing ou aplicações, como jogos.

Há algumas semelhanças entre a publicidade online e os meios tradicionais, como a rádio, TV, ou publicidade exterior. As empresas compram espaço publicitários em vários canais – como redes sociais ou motores de busca – onde anunciam aquilo que lhes faz sentido. A grande diferença é que, ao contrário da publicidade “tradicional”, o mundo digital permite anunciar em formato de imagem ou em vídeos, permite segmentar com precisão a audiência e só se paga por clique efetivamente conseguido. É também muito simples de utilizar – qualquer pessoa com um computador pode criar campanhas online, e pode ir evoluindo e aprendendo com os materiais disponíveis online.

A publicidade online é assim uma forma ágil e acessível de promover um negócio, produto ou serviço. E com a massificação do uso da internet – em Portugal já são mais de 5 milhões a fazer compras online – faz com que seja fácil chegar a muitos mais potenciais clientes. Além disso, pode anunciar com valores mais baixos do que nos media tradicionais. O objetivo da comunicação, esse é sempre o mesmo: influenciar os consumidores para a aquisição de produtos ou serviços, com vantagens óbvias para as empresas.

Quais as vantagens da publicidade online?

Quando bem pensada, as empresas só têm a ganhar com a publicidade online. É extensa a lista de vantagens deste tipo de publicidade, das quais destacamos as seguintes:

  • Mais direcionada – com a publicidade online, pode segmentar a sua campanha de forma mais precisa do que nos jornais, na rádio ou televisão, garantindo que chega às pessoas certas;
  • Mais barata – comparando com os meios tradicionais, é mais barato anunciar online, podendo muitas vezes escolher a forma como quer pagar pelo seu anúncio (por impressões, cliques, etc.);
  • ROI superior – sendo esta publicidade mais barata e mais certeira, vai precisar de um orçamento menor para atingir as pessoas certas. Logo, o retorno sobre o investimento (ROI) será maior;
  • Resultados mais imediatos – no minuto em que uma campanha online é lançada começará a impactar o público que definiu e a conversão pode ser quase imediata, bastando um simples clique;
  • Mais fácil de alterar – as campanhas online podem ser facilmente interrompidas ou alteradas, sendo possível modificar os visuais ou as mensagens;
  • Ajuda a criar reputação e a fidelizar clientes – mais do que vender, a publicidade online irá ajudar o seu negócio a construir uma marca e a fidelizar clientes;
  • Mensurável – por fim, pode medir todos os aspetos destas campanhas, permitindo-lhe retirar insights para o futuro.

A publicidade online vem assim permitir que todas as empresas, independentemente do orçamento ou dimensão, cheguem a novos públicos, de forma simples, acessível e precisa.

Que tipos de publicidade online existem?

Agora que já conhece as principais vantagens da publicidade online, está na hora de perceber que tipos de publicidade existem.

Banners

Os banners são peças publicitárias que ficam situadas em áreas estratégicas de um website. Quem clicar num banner será automaticamente redirecionado para uma página online onde será levado a tomar a ação que definir para a sua campanha.

Blog

Está cada vez mais na moda e por vários motivos. As empresas apostam mais em conteúdo próprio, nomeadamente em blogs, para criar conteúdos sobre temáticas relacionadas com o seu setor de atividade e com o que o seu público-alvo procura.

Email marketing

Uma boa estratégia de email marketing ajudará o seu negócio a criar uma relação de proximidade com os clientes, oferecendo-lhe conteúdos e promoções exclusivas através do email.

Motores de busca

Falamos de Google, mas não só. Bing ou Yahoo são alguns dos motores de busca onde poderá criar anúncios de texto simples com hiperligações para as páginas que desejar. Também poderá criar anúncios com imagens, ou até vídeo.

Pop-ups

Os pop-ups são janelas que surgem quando um utilizador acede ao seu site, sem que toma nenhuma ação em particular. Por norma, oferecem descontos exclusivos em compras ou solicitam a inscrição na newsletter.

Redes sociais

Não há rede social que não permita fazer anúncios online. Das redes geridas pela Meta – Facebook, Instagram, WhatsApp – ao TikTok, passando pelo Linkedin. Basta definir a sua audiência para perceber em que rede social deve anunciar.

Remarketing

Se tem uma loja online este é um recurso que não pode descurar. O remarketing permite-lhe voltar a impactar com publicidade um utilizador que tenha visitado o seu website e não tenha convertido. Nem sempre se compra à primeira, e esta ferramenta é essencial para ajudar os mais indecisos a agirem.

SEO

Não se trata de publicidade no verdadeiro sentido da palavra, mas de otimizar o conteúdo digital no seu site para ser mais facilmente encontrado pelos motores de busca. Isto ajudará o seu negócio a aparecer nos primeiros resultados não só nas pesquisas orgânicas, como também nos anúncios.

Vídeo

Esta é e continuará a ser uma das tendências de marketing do futuro. A publicidade em vídeo ajuda a sua marca a tornar-se ‘top of mind’ para potenciais clientes. Pode utilizar canais como o YouTube, o TikTok, o Vimeo ou o Vine.

Marketplaces

Os marketplaces – como o OLX – permitem às marcas ampliar o seu negócio online. Seja para venda de roupa, tecnologia, automóveis ou produtos em segundo mão, os marketplaces concentram num único local vários comerciantes e assim atraem mais utilizadores. O OLX é o maior marketplace nacional, com mais de sete milhões de utilizadores ativos por mês. Fale connosco para saber como podemos ajudar a potenciar o seu negócio.

Como tirar partido da publicidade online

Conhecendo os tipos de publicidade existentes, torna-se agora mais fácil criar um plano de ação. Mas como posso tirar partido do mundo digital para o meu negócio? Siga estes sete passos.

1. Defina um objetivo

O primeiro passo da sua estratégia deve passar por perceber qual o objetivo que pretende alcançar. Quer ter mais visitar no website, aumentar as vendas, ter mais subscrições para a sua newsletter? Não se esqueça de estabelecer sempre objetivos realistas e mensuráveis para que, no final da campanha, possa perceber se teve ou não sucesso.

2. Estabeleça um orçamento

Nenhuma campanha de publicidade se faz sem dinheiro. Defina o orçamento com base nos seus objetivos, mas também tendo em conta a realidade da empresa. Assim, irá garantir que não gasta mais nem menos do que era suposto.

3. Saiba para quem vai comunicar

Conhece as pessoas que quer alcançar? Já criou as personas do seu negócio? Este passo é muito importante para que possa segmentar a sua campanha online e para garantir que os seus anúncios não passam ao lado de quem quer realmente impactar.

4. Escolha os canais

Saber quem são as pessoas para quem quer comunicar passa, também, por descobrir onde estão. Assim, poderá definir quais os canais em que quer apostar para lançar a sua campanha. Pode ser mais indicado comunicar em redes sociais ou em blogs, nos motores de busca ou via email marketing – tudo depende dos locais em que a audiência passa mais tempo.

5. Defina os visuais e o conteúdo

Esta na hora de definir as peças que irá utilizar durante a sua campanha. Adapte os visuais à imagem da sua marca, crie uma imagem impactante e escolha as palavras certas, tendo sempre em conta as pessoas para quem está a comunicar.

6. Configure a campanha

Está na hora de montar a campanha. Faça as configurações necessárias – segmentação, tempo de duração, budget, hiperligações – e coloque a campanha no ar.

7. Siga de perto os resultados

Por fim, não se esqueça de ir monitorizando a campanha, para fazer adaptações que sejam necessárias, e medir sempre os resultados. Só com uma análise minuciosa conseguirá tirar ilações da campanha que realizou para melhorar nas seguintes.

Fazer campanhas de publicidade online pode trazer muitos benefícios para as empresas. Se procura uma forma simples de expandir o seu negócio, experimente registar a sua empresa no marketplace mais visitado do país. Através do OLX Business terá acesso a packs de anúncios personalizados, uma página web profissional dentro do OLX e ainda estatísticas avançadas para acompanhar o desempenho.