O acesso democratizado à informação e a aceleração que o mundo digital vem impondo fazem com que as principais tendências de marketing continuem a evoluir e a trazer novas formas de as marcas se relacionarem com os seus clientes.
Conheça algumas das principais tendências de marketing a que deve estar atento para tentar aplicar no seu negócio.
1. Inteligência artificial
É incontornável que a inteligência artificial chegou para ficar e para revolucionar a forma como as marcas se relacionam com o mundo. A Forbes prevê que 2023 seja o ano em que a inteligência artificial se vai afirmar. Sistemas como o ChatGPT estão já a revolucionar o mundo da criação de conteúdos, enquanto o Midjourney e o Bing Image creator estão a agitar as águas no desenvolvimento de imagens geradas por AI.
Enquanto o mundo se vai apercebendo das potencialidades destas ferramentas, várias questões são levantadas sobre os direitos de autor destas criações e sobre a revolução no local de trabalho. Segundo a consultora PWC, as potencialidades da IA devem contribuir em cerca de 15,7 triliões de dólares americanos para a economia mundial até 2023. Razões mais do que suficientes para começar a olhar para estas ferramentas de forma mais atenta, tentando perceber como podem as empresas tirar partido destas funcionalidades.
2. Social Selling
Não é uma tendência nova, mas continua a dar que falar. Esta tendência pressupõe uma estratégia de venda 1×1 dentro das redes sociais. O LinkedIn é uma boa prova disso e outras redes sociais têm estado a seguir este caminho, como o Instagram e mesmo o WhatsApp.
As pessoas procuram criar laços com as marcas e o início de uma conversação online é o primeiro passo para começar a vender mais nestes canais.
3. Experiência do utilizador e personalização acima de tudo
A experiência do utilizador continua a estar no centro de todas as ações de marketing. O desafio não está só na recolha de dados sobre os clientes, mas na sua transformação em melhores experiências, como a navegação na loja online, ou a comunicação omnicanal.
Tudo isto tendo sempre presente que esta experiência tem de ser híper personalizada e que cada momento é único para conseguir gerar relação e vendas.
4. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo faz uso da produção de todo o tipo de conteúdo – artigos, vídeo, áudio, imagens – para gerar tráfego para os websites das marcas.
Este conteúdo tem um potencial enorme para ajudar a converter clientes online, gerar engagement nas redes sociais, ajudando também a criar a reputação da marca.
5. Chatbots humanizados
Os chatbots podem auxiliar as marcas numa primeira fase de contacto com o cliente. Para as empresas, a automatização do contacto com utilizadores pode significar mais produtividade e agilidade, enquanto estes bots encaminham os clientes para a área da empresa certa.
A inteligência artificial tem ajudado a tornar estes bots cada vez mais humanizados e inteligentes, de forma a melhorar a experiência do utilizador e assim conseguir mais vendas.
6. Podcasts
Parte do marketing de conteúdo, mas ainda assim suficientemente importante para se destacar entre as formas de as marcas comunicarem. Os podcasts estão a massificar-se e são uma forma relevante de as marcas alcançarem novos públicos e expor o seu propósito e valores.
A facilidade de consumo deste tipo de conteúdo é propícia ao seu sucesso, bem como a necessidade reduzida de investimento.
7. Member Get Member
O “member get member” é uma estratégia de marketing em que um cliente é incentivado através de prémios a recomendar um produto ou serviço a outras pessoas. Esta estratégia tem tido resultados de sucesso em empresas como a Uber ou a Netflix.
Clubes e programas de fidelização, redes de vendas diretas e outras empresas que tenham necessidade de alargar a base de clientes ativos podem usufruir desta estratégia.
8. Video Marketing em formato curto
Os vídeos continuam e continuarão em voga. O YouTube, por exemplo, continua a reinventar-se e a crescer, esperando-se que atinja os 1,1 mil milhões de utilizadores em 2028.
Muito impulsionados pelo sucesso do TikTok, agora são os vídeos curtos que fazem as preferências dos utilizadores. O vídeo é prático, demonstrativo e tem a capacidade de gerar maior envolvimento do que outros tipos de conteúdo. Razão pela qual não pode deixar de lado esta tendência do marketing.
9. Microinfluenciadores
O marketing de influência continua a crescer e agora são os microinfluenciadores quem ganha lugar de destaque.
Os microinfluenciadores trazem a autenticidade que as pessoas querem ver nas marcas, podendo resultar em clientes mais fiéis às marcas que publicitam. Assim, o segredo das marcas passa agora por agradar à persona e gerar relações de confiança através destes influenciadores de nicho.
10. TikTok
O sucesso desta rede social é incontornável. Em 2021 e 2022 esta foi a aplicação com maior número de downloads, 656 milhões e 672 milhões, respetivamente.
O sucesso dos vídeos curtos levou todas as outras redes sociais proeminentes a adaptarem os seus conteúdos – como o Instagram com os Reels. Em particular, a geração Z já pesquisa mais no TikTok do que no Google. Uma tendência à qual deve manter-se atendo, especialmente se quiser ‘atacar’ esta franja crescente de novos consumidores.
11. Diversidade e propósito
Não menos importante é aquilo que a marca defende. Cada vez mais, os utilizadores procuram marcas com as quais se possam identificar e a promoção da diversidade e da igualdade de oportunidades é um dos pontos valorizados, a par de outros, como a sustentabilidade.
As grandes marcas já perceberam que para crescer terão de mostrar e provar que o seu propósito é genuíno. Os negócios mais pequenos que queiram entrar no ‘jogo’ e ganhar vantagem competitiva também terão de fazer este caminho.
Estas são apenas algumas das tendências do marketing que deve analisar com atenção. Complemente esta estratégia com um perfil OLX Business, para que possa vender mais online, chegando a milhares de pessoas todos os dias.